quarta-feira, 24 de abril de 2013

O que é água de reuso e onde posso utilizá-la?


O reuso é o reaproveitamento da água por meio de tratamento. A utilização da água nessa forma, além de racional, ainda contribui com a redução de custos. O procedimento consiste em reaproveitá-la depois que ela cumpriu sua função inicial. Para isso, é necessário realizar um tratamento que varia de complexidade dependendo do uso que dela foi feito.
A água de reuso, obtida por meio do tratamento dos esgotos, pode ser usada nas situações que não requerem água potável. Cada litro reutilizado representa um litro de água conservada nos mananciais.
Embora tenha aparência semelhante à da água potável, a água de reuso não pode ser consumida para beber, cozinhar ou tomar banho. Ela é indicada para a geração de energia, a refrigeração de equipamentos, em processos industriais, lavagem de ruas e combate a incêndios. O recurso ainda é vetado em piscinas ou descarga sanitária.
Um investimento comum em relação ao reuso da água é a captação da chuva diretamente dos telhados para seu acúmulo em cisternas, decantação, cloração, e posterior uso em atividades que não exigem água potável.
Onde podemos utilizar a água de reuso?
- Limpeza de pisos, pátios, ruas ou galerias de águas pluviais;
- Assentamento de poeira em obras de aterros e terraplanagem;
- Preparação e cura de concreto em canteiros de obra;
- Estabelecer umidade em compactação e solos;
- Desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais;
- Combate a incêndios;
- Geração de energia e refrigeração de equipamentos em diversos processos industriais.
Não pode ser utilizada:
- Irrigação de hortas;
- Descargas de banheiro;
- Lava-rápidos;
- Piscinas, exceto para testes de estanqueidade (impermeabilização, detecção de vazamentos), desde que a área passe por desinfecção posteriormente.
As exceções de utilização para essas finalidades devem ser validadas por técnicos.
Continue acompanhando nossas mídias sociais para mais informações sobre água, processos de filtração e saúde. Siga @MundiAcqua Facebook/AcquaMundiLoja.
Com informações do Governo de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário