quinta-feira, 25 de abril de 2013


Avião movido a mostarda



Quem disse que mostarda serve só para dar mais gosto àquele cachorro-quente completo ou àquelas batatas fritas sequinhas? Pesquisadores do Canadá estão estudando, com sucesso, outra utilidade para o grão: encher o tanque de aviões.
No início deste mês, um Falcon 20 – modelo de jatinho com capacidade para, no máximo, seis pessoas – decolou do Aeroporto Internacional de Ottawa, na capital do país, e sobrevoou a cidade por cerca de uma hora e meia tendo, apenas, biocombustível de grão de mostarda em seu tanque.
De acordo com o piloto, o francês Paul Kissmann, o avião funcionou perfeitamente, sem nenhuma diferença na performance, em comparação aos jatinhos que funcionam à base de gasolina.
E mais: o cultivo dos grãos de mostarda usados para a fabricação do biocombustível é feito por agricultores do oeste do Canadá que possuem terras que, por diferentes razões – como contaminação –, não estão apropriadas para a produção de alimentos – ou seja, o debate “biocombustível versus comida” está fora de pauta aqui.
Será que essa ideia decola? Você toparia embarcar em um avião movido a mostarda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário