sábado, 15 de junho de 2013

Contra apocalipse ambiental, Rússia cria Arca de Noé moderna e sustentável


Diversos lugares do mundo – inclusive o Brasil – têm sofrido com as chuvas, que para alguns estão dando uma prévia do grande dilúvio que podemos enfrentar caso continuemos tratando o planeta com “desrespeito”. Na dúvida, arquitetos russos da Remistudio criaram o Ark Hotel, uma espécie de hotel-barco que pretende abrigar pares de espécies de animais, em caso de tragédias naturais. A história lhe parece familiar?
O Ark Hotel é, mesmo, uma versão da Arca de Noé, mas muito mais moderna e sustentável. A estrutura promete resistir não só a dilúvios, mas também a outras catástrofes naturais, que – levando em conta nosso atual cenário ambiental – estão mais prováveis de acontecer a cada dia. Entre elas: terremotos, maremotos e inundações causadas pela elevação do nível do mar.
O barco – que foi desenvolvido com a ajuda do Programa de Arquitetura de Catástrofes, da União Internacional dos Arquitetos – ainda foi construído para ser totalmente autossuficiente e sustentável: ele é equipado com painéis solares, possui coletores de água da chuva e é feito de vidro, para que a luz do sol possa ser aproveitada ao máximo.
E aí, a ideia dos russos é boa ou vai naufragar?
 Fonte: Planeta Sustentável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário