domingo, 9 de junho de 2013

Orquestra de jovens paraguaios faz música com materiais recicláveis


“O mundo nos envia lixo. Nós mandamos música de volta”. Com este bonito slogan, um grupo de jovens do Paraguai ensaia obras musicais com instrumentos confeccionados a partir demateriais recicláveis. Não são quaisquer jovens. Eles moram ao redor do lixão Cateura, na periferia da cidade de Assunção. E é deste amontoado de resíduos que vem a matéria-prima para a sua música. Junto, a esperança de melhores perspectivas de vida.
O projeto intitulado Los Reciclados surgiu da vontade do músico Favio Chavez de ensinar música a jovens e crianças em situações sociais vulneráveis. Chavez convidou as famílias da área de Cateura para uma conversa para se apresentar e oferecer suas aulas. Desde a primeira reunião, percebeu uma inacreditável reação positiva. Havia mais jovens interessados em aprender música do que instrumentos disponíveis.
A solução foi confeccionar instrumentos musicais com os resíduos que chegavam aos montes ao lixão. Com o envolvimento dos catadores locais, construiram violinos, violoncelos e flautas, entre outros instrumentos, com materiais como latas de óleo, restos de madeira e talheres. Uma vez montada a orquestra – muito bem equipada, por sinal! -, nossos esforços foram direcionados aos ensaios e apresentações pelo país.
“Quando escuto o som do violino sinto borboletas no estômago”, diz uma das jovens do Los Reciclados, evidenciando que a música transformou a realidade em que estava acostumada a viver. A história deste grupo será contada no documentário Landfill Orquestra, que começou a ser produzido em 2010 e acaba de conseguir financiamento coletivo, pelo site Kick Starter, para ser finalizado. Os US$ 215 mil arrecadados também ajudarão a levar os jovens paraguaios em tour por outros países – que será registrado pelo documentário – e a criar o Movimento Los Reciclados, que poderá reproduzir o programa em diferentes áreas.
Assista abaixo ao trailer do documentário que está sendo produzido:

Fonte:Revista super interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário