terça-feira, 11 de junho de 2013

Entenda a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário.


Todos nós sabemos que mais da metade dos municípios brasileiros não dão destino adequado aos resíduos sólidos(lixo).
A seguir, falarei sobre a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário.

Lixão:
A forma mais usada para tratar o lixo é justamente a pior: o Lixão. Os lixões funcionam à céu aberto, com isso atraem urubus, ratos, baratas que podem transmitir doenças, outra consequência é quando há vento e o lixo é levado junto com ele para outros lugares. Mas sem dúvida, o
principal problema é o chorume(líquido que escorre do lixo), que contamina o solo e os lençóis freáticos.


Aterro controlado:
Não é a melhor solução, mas ainda é melhor que o lixão. O aterro controlado é caracterizado por ser um lixão coberto, assim, não há mau cheiro, proliferação de animais e também o impacto visual. Mas ainda contamina o solo e os lençóis freáticos com o chorume.




Aterro sanitário:
O aterro sanitário nada mais é do que o destino mais apropriado para o lixo urbano. Trata-se de um aterro impermeável, ou seja, não contamina os lençóis freáticos e o solo. Há também um sistema de captação do chorume para uma destinação adequada.
 





Fonte:Preservação Brasil

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Você sabe me informar se a foto utilizada para ilustrar sua matéria trata-se de uma fotografia do lixão da cidade de Viradouro/SP? Parabéns pelo trabalho, não deveria ter parado com as publicações, seu conteúdo é muito importante para conscientização sobre preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir