Se você tem um perfil na rede social de Mark Zuckerberg, pode colocar na sua conta: você emite cerca de 3,5 kg de CO2e por ano na atmosfera, apenas por compartilhar notícias, mandar mensagens e postar fotos no Facebook. Para ter uma ideia, com essa quantidade de emissões é possível produzir três ou quatro bananas, ou uma xícara de café com leite, ou ainda algumas taças de vinho.
Achou pouco? O fato é que a pegada de carbono dos usuários dessa rede social está crescendo, como aponta o relatório Facebook’s Carbon & Energy Impact, divulgado pela própria empresa. Em 2012, cada facebooker emitiu 294 gramas de CO2 e por mês. Já no ano anterior, foram 249 gramas, ou seja, cerca de 15% menos.
O Facebook atribui o aumento das emissões à popularização da rede social. Mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo utilizam a plataforma atualmente – em 2011, eram 950 milhões de internautas – e o número só cresce, todos os dias. Para atender satisfatoriamente todos os usuários, a empresa precisa expandir sua infraestrutura e, segundo ela, é cada vez mais desafiador fazer isso sem prejudicar o meio ambiente.
Em 2012, a pegada total de carbono do Facebook – levando em conta fatores como o funcionamento dos centros de dados e dos escritórios e as viagens e o transporte dos funcionários da companhia– foi de 384 mil toneladas de CO2e, contra 275 mil toneladas em 2011. A matriz energética da empresa também ficou mais suja: 34% da eletricidade que utilizou veio da queima de carvão (antes era 27%) e o segundo lugar do ranking – que costumava ser das energias limpas, como eólica e solar – ficou com a energia nuclear.
Na conclusão do relatório, o Facebook se comprometeu a apostar em recursos mais eficientes para diminuir sua pegada de carbono – e, consequentemente, a de cada usuário da rede social. Enquanto isso não acontece, você está disposto a abrir mão do seu perfil na plataforma ou acha todos esses cálculos um exagero?
Fonte: Preservação br
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