Está na moda a busca por energia elétrica renovável por empresas, cientistas e engenheiros. Tim Binnion teve uma ótima ideia e conseguiu inventar um produto que, além de viável no mundo real, é feito de produtos sustentáveis e gera energia elétrica a partir do vento.
A energia gerada pelo WindScreen é um pouco diferente da energia eólica como conhecemos, gerada por enormes hélices em campos de ventos fortes. A Windscreen é uma espécie de painel que é colocado no lugar de uma janela ou parede, e possui diversas lâminas em posições diferentes capazes de captarem ventos de baixa intensidade a qualquer direção, e gerar energia elétrica, sendo a solução perfeita para aplicação em centros urbanos.
Quando inventado, o WindScreen também teve o design pensado como como o de objeto a ser incorporado na arquitetura urbana, para facilitar sua inserção em prédios em cidades. É possível personalizar a cor para que combine com a fachada do local.
O lado bom de tudo é que o custo benefício do WindScreen é ótimo. Seis unidades de WindScreen, quando alimentados por ventos a uma velocidade de 5m/s – muito comum em centros urbanos –, conseguem gerar energia o suficiente para alimentar até 13 lâmpadas de 150 W. Para gerar a mesma quantidade de energia eólica convencional, seria preciso gastar cerca de US$40 mil, enquanto com Windscreen, o custo seria de apenas US$4,8 mil. O custo de aplicação dos painéis seria pago em cerca de 1 ano e meio de uso, e depois desse período, o produto seria capaz de gerar até 18 anos e meio de energia sem qualquer outro custo.
O projeto já foi apresentado e chegou até a final da competição de projetos criativos James Dyson Foundation, de onde surgem diversas outras invenções capazes de, por exemplo, salvar vidas e ajudar o meio ambiente. Caso seja desenvolvida e inserida no mercado, o potencial de sucesso é grande.
Fonte: Blog legal de comprar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário